terça-feira, 17 de maio de 2011

500 Days of Summer

Br: 500 Dias com Ela

Aproveitando uma noite de insônia e depois de muito divagar resolvi escrever sobre algum filme carne-de-vaca que mostrasse algo diferente do meu post anterior coberto de testosterona Tarantinesca.
Resolvi então escrever sobre 500 Days of Summer, nome impossível de traduzir pois faz um trocadílio com o nome da protagonista feminina e o fato da palavra significar verão, essa época de extroversão e de felicidade.
Sempre falo que odeio 99% dos filmes romanticos hollywoodianos por serem pobres de roteiro muito cheios de malditos cliches, fazia muito tempo que não via nada de novo no genero e estava decidido a não assistí-los mais. Talvez por isso 500 dias foi tão marcante pra mim pois mostrou que o genero não é ruim, só é mal aproveitado no cenário mundial por ser mais lucrativo fazer filmes que adolescentes molhadas vão gritar "- Vai Edward."
É um filme romântico sem idealizar a realidade, contada de forma não linear com cenas aglomeradas por temas, em que um cara bobo que acredita que sua vida só vai ser completa com o encontro da "the one", aquela garota que vai dar significado a toda a existência, se apaixona ndo assim pela linda Summer, que tem um magnetismo pessoal fortíssimo mas não acredita em amor nem quer ter nada sério com ele.
Durante esses 500 dias percorremos os altos e baixos do casal e do amadurecimento pessoal do personagem, o fim e a reconstrução da vida dele.
A musica também é outro ponto forte do filme e notei que a letra sempre expressa o que o protagonista está pensando.
Ao alugar esse filme assisti ele varias vezes durante a semana com a maior parte dos meus amigos para ver a reação deles e para discutir sobre o que acharam sobre o filme. A reação que mais me surpreedeu foi a da Kalyua que chorou copiosamente ouvindo a primeira música do filme e de forma geral os homens lembraram de seu passado quando fizeram as mesmas besteira que o protagonista e mergulharam de cabeça demais em uma relação e pagaram por isso.
Outro ponto de longas discusões foi sobre se o fim era feliz ou não. Minha opinião sempre foi que ele poderia ser mais feliz agora que entendia mais como a vida e as relações funcionam e provavelmente seria mais feliz com a Sra. Outono.


6 comentários:

  1. Maravilhoso post. Realmente esse é um dos meus filmes favoritos, no rol dos 10 mais, bem....vcs bem sabem que sou fã de uma comédia romântica, e que num primeiro momento odiei esse filme e queria que a Summer fosse pro inferno, mas depois eu vi ela como aquele "mal necessário", sabe, aquela pessoa que nos acorda pra vida dos idílios românticos que os romances de hollywood nos fazem acreditar. bem, é isso.
    beijos mil pra vcs 2!!!

    ResponderExcluir
  2. ps. tb adorei o novo plano de fundo!!! ficou fantástico!!!

    ResponderExcluir
  3. Filme legal. Mas não tive a catarse que você teve. Não sei, me falaram que o filme era tuuuudo de bom. E achei apenas normal. Talvez essa antecipação do que devesse achar do filme fez eu criar expectativas que nem precisava. Mas o filme bom.

    ResponderExcluir
  4. pra mim é só um filme legal com excelente figurino e a fofa da zooey :)

    ResponderExcluir
  5. É isso, Cora. E isso me mata, essa coisa de expectativa e de todo mundo com seus mimimis. Ontem assisti ao "Black Swan" e achei massa e tal. Mas ficou faltando aquele UAUCARALHOQUEFODA, que todo mundo fez forever. E eu só assisti ontem porque achei que o mundo fosse acabar e eu queria ver um filme digno. Blah. HAHAHA

    E é isso também, Kalyua.

    E a trilha sonora é sucesso, Vítor. Pra mim, o melhor de filme inteiro. Baixei no dia quem que vi.

    Beijo.

    ResponderExcluir